ÍNDICE
1.
INTRODUÇÃO 03
2.
ADOLESCÊNCIA 04
2.1.
Definição, Conceito e
Origens etimológicas 04
2.2.
Fase Inicial da
Adolescência (10 - 14 anos de idade) 04
2.3.
Fase Final da Adolescência (15 - 19 anos de
idade)
05
2.4.
Desenvolvimento corporal e psico-sexual 05
4.1.
Crescimento
físico 05
4.2.
Puberdade 046



5.
CONCLUSÃO 07
6.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS 08
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho
surge na perspectiva de melhorar os conhecimentos na disciplina de Educação
Moral e Cívica. Nos propuseram falar da Adolescência, sendo ela uma fase do
crescimento humano.
Com o trabalho não
esperamos esgotar a temática de um conteúdo bastante vasto e complexo, mas sim,
abordar em aspectos que achamos importante na nossa aprendizagem.
2. ADOLESCÊNCIA
6.1.
Definição,
Conceito e Origens etimológicas
Adolescência, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS),
é o período que se estende dos 10 aos 19 anos de
idade.
O Ministério da Saúde e as
Sociedade Pediatria também consideram como adolescentes os indivíduos que se
encontram nessa faixa etária.
Já o Estatuto da Criança e do
Adolescente define adolescência como o período compreendido entre os 12 e
os 18 anos de idade.
A palavra
"adolescência" tem origem no latim, onde ad =
"para" e olescere = "crescer". Portanto,
adolescência significa literalmente "crescer para".
O conceito de adolescência não
engloba apenas transformações físicas, mas também todo o processo de mudança e
adaptação psicológica, familiar e social a essas transformações.
6.2.
Fase Inicial da Adolescência (10 - 14 anos de idade)
É normalmente nessa fase que
começam as mudanças físicas, geralmente marcadas por uma aceleração repentina
do crescimento, seguida pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais e das
características sexuais secundárias.
O início da adolescência também é
caracterizado por mudanças internas profundas. O cérebro, por exemplo, passa
por uma grande aceleração do desenvolvimento eléctrico e fisiológico.
As células cerebrais podem
praticamente duplicar o seu número no espaço de um ano, ao passo que as redes
neurais são radicalmente reorganizadas, causando um impacto sobre a
capacidade emocional, física e mental.
O desenvolvimento físico e sexual
mais adiantado da menina, que, em média, entra na puberdade de 12 a 18
meses mais cedo do que o menino, reflete-se em tendências semelhantes no
desenvolvimento cerebral.
O lobo frontal (parte do cérebro
que governa o raciocínio e as tomadas de decisão) começa a se desenvolver
durante a fase inicial da adolescência.
Como esse desenvolvimento começa
mais tarde e é mais prolongado nos meninos, sua tendência a agir de forma
impulsiva e a pensar de forma acrítica permanece por mais tempo do que as
meninas.
Esse fenómeno contribui para
difundir a percepção generalizada de que as meninas amadurecem mais cedo do que
os meninos.
6.3.
Fase Final da
Adolescência (15 - 19 anos de idade)
Nessa fase, as principais
mudanças físicas já ocorreram, embora o corpo ainda se encontre em
desenvolvimento. O cérebro continua a desenvolver-se e a reorganizar-se, e a
capacidade de pensamento analítico e
reflexivo é bastante ampliada.
reflexivo é bastante ampliada.
No início dessa fase, as opiniões
dos membros do seu grupo ainda são importantes, mas essa influência diminui à
medida que
o adolescente adquire maior clareza e confiança em sua própria identidade e em suas opiniões.
o adolescente adquire maior clareza e confiança em sua própria identidade e em suas opiniões.
A atitude de enfrentar riscos
diminui na fase final da adolescência, à medida que se desenvolve a capacidade
de avaliar riscos e de tomar decisões conscientes.
É durante essa fase que os
adolescentes ingressam no mundo do trabalho ou avançam em sua educação,
estabelecem a sua própria identidade e sua visão de mundo e começam a
participar activamente na organização do mundo ao seu redor.
6.4.
Desenvolvimento corporal e psico-sexual
6.4.1. Crescimento físico
Durante a
adolescência, o corpo do indivíduo
cresce continuamente até a idade de 16 a 19 anos, quando a estatura adulta é
alcançada - os rapazes atingem a estatura adulta em média dois anos mais tarde
do que as moças. Tal crescimento, no entanto, não
se dá de maneira contínua: aproximadamente aos 14-15 anos os rapazes - as moças
dois anos antes - têm um "salto no crescimento", ou seja eles crescem
em um ano mais do que nos anos anteriores e nos seguintes. Depois desse salto,
a velocidade do crescimento diminui marcadamente até o indivíduo
atingir sua altura final. Paralelamente ao crescimento físico há um aumento no
peso, que, no entanto, é dependente da alimentação e da forma de
vida.
As diferentes
partes do corpo também crescem com velocidades diferentes. De maneira geral os
membros superiores (braços) e inferiores (pernas) e a cabeça crescem mais
rapidamente que o resto do corpo, atingindo seu tamanho final mais cedo. Isso
leva a uma desproporção visível com relação ao tronco, que cresce mais devagar.
Essa desproporção é observável também nos movimentos por vezes desajeitados,
típicos da adolescência.
Até a idade de 11
anos, meninos e meninas tem aproximadamente a mesma força muscular. O
crescimento muscular dos rapazes é, no entanto, maior, o que explica a maior
força física média dos homens na idade adulta.
6.4.2.
Puberdade
Mudanças corporais
Apesar das muitas diferenças individuais no
crescimento e no desenvolvimento sexual, o processo de amadurecimento sexual
apresenta uma certa sequência, comum tanto aos rapazes como às raparigas. Para
as moças, no entanto, esse processo tem início, em média, dois anos mais cedo
do que nos rapazes.
Desenvolvimento dos caracteres sexuais primários e
secundários nas mulheres

Início
da formação dos quadris com a acumulação de gordura, primeiro crescimento dos seios e dos mamilos;

1.
Surgem os pelos
pubianos (lisos), a voz torna-se
mais grave, rápido crescimento dos ovários, da vagina, do útero e dos lábios da genitália;
2.
Os pelos pubianos
tornam-se crespos
3.
Idade do "salto
de crescimento" (ver acima), os seios começam a tomar forma (estágio
primário), amadurecimento dos óvulos: menarca (primeira menstruação):

Desenvolvimento dos
caracteres sexuais primários e secundários nos homens

Surgem os pelos pubianos (lisos); início do
crescimento dos testículos, do escroto e do pénis, mudanças temporárias no peito; formação de esperma

1. Início da mudança de voz, crescimento acelerado do
pênis, dos testículos, do escroto, da próstata e da vesícula seminal,
primeira ejaculação
2. Os pelos pubianos tornam-se crespos
3. Grande "salto de crescimento"

7.
CONCLUSÃO
Feito as pesquisas, concluímos que a adolescência é
a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta.
Muitas
características ocorrem nesta fase, caracteriza-se por alterações em diversos
níveis - físico, mental e social - e
representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de
comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de
características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.
8.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
I.
ROMÃO,
Luciano João Ferraz – “A mente humana e a adolescência”, 3ª Edição, 2007;
II.
AGUNALDO,
Nicolau – “Estuda da adolescência”, 2007;
III.
MARIA,
Carmo – “As fases da idade Humana” – 2009;
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