ÍNDICE
INTRODUÇÃO
Falarei
neste trabalho da Madre Teresa de Calcutá,uma religiosa católica de etnia albanesa.
Esperamos com o trabalho saber que foi esta Santa, o que ela fez e muito. Muito elogiada por inúmeras pessoas,
governos e organizações.Desejo assim ao prezado leitor
uma boa leitura e bons estudos.
1. Madre Teresa de Calcutá
1.2.
Conceitos Geral
Anjezë Gonxhe Bojaxhiu M.C. (Skopje, 26 de agosto de 1910 — Calcutá, 5 de setembro de 1997), conhecida como Madre Teresa de
Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá, foi uma religiosa católica de etnia albanesa, nascida em território sob Império Otomano, na capital da atual República da Macedônia, e naturalizada indiana, beatificadapela Igreja Católica em 2003 e canonizada em 2016. Considerada, por alguns, a missionária
do século XX, fundou a congregação religiosa das Missionárias da Caridade, tornando-se conhecida ainda em vida pelo
cognome de "Santa das Sarjetas".
Muito elogiada por inúmeras pessoas,
governos e organizações, Madre Teresa de Calcutá também foi duramente
criticada, especialmente por suas posições acerca do controle de natalidade, do aborto e da contracepção.Ela também foi criticada pelas condições
das casas dos moribundos que ela cuidava. Christopher Hitchens, Michael
Parenti, AroupChatterjee e o Conselho Mundial Hindu destacaram-se nas
críticas a Madre Teresa. Alguns estudos sugerem que a sua imagem de pessoa
caridosa e humanitária é um mito.
Foi beatificada em 2003 pelo Papa João Paulo II e canonizada em 2016 pelo Papa
Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano.
1.3.
Biografia
Madre Teresa de Calcutá nasceu em 26 de
agosto de 1910, em Üsküp, então capital do Vilayet do Kosovo, subdivisão do Império Otomano. Tinha pais albaneses, numa família de três filhos, sendo duas
moças e um rapaz. Seus pais eram NikollëBojaxhiu e DranafileBernai. Considerava 27 de agosto, o dia em que
foi batizada, como o seu "verdadeiro aniversário". Sua cidade natal é
hoje a atual Skopje, capital da República da Macedônia.
Começou por fazer votos aos 18 anos nas
Irmãs de Nossa Senhora do Loreto (Instituto Beatíssima Virgem Maria), na Irlanda, onde pouco tempo viveu.
Mais de uma década depois, em 1965, a Santa Sé aprovou a Congregação
Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presença
missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina,
Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Ceilão, Itália, antiga União Soviética e China.
A ela é atribuída a citação: "Não
usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A
paz começa com um sorriso." O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho
concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de
outubro de 1979.
Morreu em 1997 aos 87 anos, de ataque
cardíaco, quando preparava um serviço religioso em memória da Princesa Diana de Gales, sua grande amiga, que faleceu num
acidente de automóvel em Paris. Tratado como um funeral de Estado, vários foram
os representantes do mundo que quiseram estar presentes para prestar homenagem.
As televisões do mundo inteiro transmitiram ao vivo durante uma semana, os
milhões que queriam vê-la no estádio Netaji. Encontra-se sepultada
em MotherhouseConvent, Calcutá, Bengala
Ocidental na Índia.No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João
Paulo II beatificou Madre Teresa de Calcutá.
O seu trabalho missionário continua através
da irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora.
1.4.
A “noite
escura” de Madre Teresa
Uma coleção de cartas dirigidas a uns
poucos conselheiros espirituais e recolhidas no livro "Madre Teresa:Venha
Ser Minha Luz" (Mother Teresa: Come Be My Light) publicado em 4 de setembro de 2007, traduzido e publicado no Brasil pela
editora Thomas Nelson, organizado pelo Padre Brian Kolodiejchuk, postulador da causa da sua canonização revelaram,
segundo alguns, dúvidas profundas de Madre Teresa sobre sua fé em Deus,
provocando discussões sobre uma possível posição agnóstica.
Madre Teresa, em suas cartas, descreveu
como sentia falta de respostas de Deus. Em 1956 escreveu: "Tão profunda ânsia
por Deus - e ... repulsa - vazio - sem fé - sem amor - sem fervor. Almas não
atrai - O céu não significa nada - reze por mim para que eu continue sorrindo
para Ele apesar de tudo." Em 1959: "Se não houver Deus - não pode haver
alma - se não houver alma então, Jesus - Você também não é real."
Uma de suas cartas ao Padre Neuner dizia:
"Pela primeira vez ao longo de 11 anos - cheguei a amar a escuridão. -
Pois agora acredito que é parte, uma parte muito, muito pequena da escuridão e
da dor de Jesus neste mundo. O Senhor ensinou-me a aceitá-la [como] um 'lado
espiritual de sua obra', como escreveu. - Hoje senti realmente uma profunda
alegria - que Jesus já não pode passar pela agonia - mas que quer passar por
mim. - Abandono-me a Ele mais do que nunca. - Sim - mais do que nunca estarei à
disposição."
No entanto, o texto de suas cartas não
afetou a campanha por sua santificação, já que a Igreja defende que outros
santos também demonstraram dúvidas em relação a sua fé, como por exemplo São
Tomé.
·
A crise
espiritual.
Segundo o
postulador da causa da canonização de Madre Teresa e autor do livro, a sua
crise espiritual começou nos anos 50, logo após a fundação da ordem das Missionárias da Caridade; a partir daí "viveu uma grande fase de
escuridão interior que se prolongou até a sua morte". "Sabia que
estava unida a Deus, mas não conseguia sentir nada"Este fenômeno é
conhecido na tradição e na teologia mística cristã, e foi São João da Cruz quem o chamou de noite escura do
espírito, o que considera uma etapa no caminho de alguns santos no caminho
de identificação com Deus.
·
Silêncio divino.
Bento XVI comentando as cartas disse que este silêncio
serve para que os crentes percebam a situação daqueles que não acreditam em
Deus. Falando sobre as experiências místicas da beata disse que "tudo
aquilo que já sabíamos se mostra agora ainda mais abertamente: com toda a sua
caridade, a sua força de fé, Madre Teresa sofria com o silêncio de Deus".
·
Antídoto contra
o sentimentalismo.
Kolodiejchuk
enxerga na atitude da beata um antídoto contra o sentimentalismo: "A
tendência em nossa vida espiritual, e também na atitude mais geral
relativamente ao amor, é que o que conta são os nossos sentimentos. Assim a
totalidade do amor é o que sentimos. Mas o amor autêntico a alguém requer o
compromisso, fidelidade e vulnerabilidade. Madre Teresa não "sentia"
o amor de Cristo, e poderia ter cortado, mas levantava-se às 4h30min. cada
manhã por Jesus e era capaz de escrever-lhe: Tua felicidade é o único
que quero. Este é um poderoso exemplo, inclusive em termos não
puramente religiosos."
1.5.
Beatificação
e canonização
Foi beatificada em 19 de outubro de 2003, devido ao milagre ocorrido com Monica Besra, uma
indiana que terá sido curada de um tumor no estômago de forma inexplicável,
graça que foi atribuída à intercessão de Madre Teresa de Calcutá.
O Papa
Francisco proclamou
Madre Teresa de Calcutá como santa no Jubileu da Misericórdia, em 4 de setembro de 2016. A canonização aconteceu depois de a Igreja Católica ter aprovado, por unanimidade, a cura
extraordinária do brasileiro Marcílio Haddad Andrino em 2008, que se encontrava em coma devido a abscessos no cérebro hidrocefalia. Apesar de sua discrição e de evitar entrevistas, ele
participou da cerimônia de canonização.
1.6.
Títulos e
homenagens
·
Ramon Magsaysay Award Foundation – Filipinas, 1962.
·
Doutora honoris
causa em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina e Cirurgia da
Universidade Católica do Sagrado Coração.
1.7.
Deus Caritas Est
O Papa Bento XVI na sua encíclica Deus caritas est, de 25 de
dezembro de 2005, "sobre o amor cristão", cita
Madre Teresa como exemplo de pessoa de oração e ao mesmo tempo de fé operativa:
A piedade não afrouxa a luta contra a
pobreza ou mesmo contra a miséria do próximo. A beata Teresa de Calcutá é um
exemplo evidentíssimo do fato que o tempo dedicado a Deus na oração não só não
lesa a eficácia nem a operosidade do amor ao próximo, mas é realmente a sua
fonte inexaurível. Na sua carta para a Quaresma de 1996, essa beata escrevia
aos seus colaboradores leigos: 'Nós precisamos desta união íntima com Deus na
nossa vida cotidiana. E como poderemos obtê-la? Através da oração.
1.8.
Marca
registrada
Em 2016, o hábito de Madre Teresa, tida
como imagem indissociável de sua figura, um sári branco com três listas azuis, foi
registrado junto ao Departamento de Patentes da Índia visando evitar o uso comercial
indevido. Este é o primeiro caso de copyright de uma vestimenta religiosa no mundo.
O hábito foi usado pela primeira vez por
Madre Teresa em 1948, e, durante mais de três décadas, os tecidos foram
desenvolvidos por doentes com lepra, que viviam em habitações sob alçada da
ordem das Missionárias da Caridade, nas imediações de Calcutá.
1.9.
Críticas e controvérsias
Os Críticos de Madre Teresa, nominalmente Christopher Hitchens, AroupChatterjee e Robin Fox, argumentam que sua organização fornecia ajuda abaixo
dos padrões e possuía como interesse primário a conversão de pessoas à beira da
morte para o Catolicismo. Além disso, afirmam que Madre Teresa teria usado as
doações que recebeu para atividades missionárias em outros lugares, em vez de
gastar na melhoria do padrão de ajuda médica de sua fundação. Esses críticos
representam ainda uma pequena minoria, mas colocaram objeções fortes às
virtudes de Madre Teresa e têm recebido a atenção de um número cada vez maior
de pessoas.
Em 1994, Hitchens publicou um artigo
no The Nation intitulado "O Demônio de Calcutá". Para ele,
as próprias palavras de Madre Teresa a respeito da pobreza provam que
"suas intenções não eram de ajudar as pessoas". Chegou a afirmar,
inclusive, que Madre Teresa mentiu a certos doadores sobre o destino de suas
contribuições. Hitchens também foi a única testemunha chamada pelo Vaticano para
fornecer evidências contra a beatificação e canonização de Madre Teresa.
Outro crítico feroz, o Dr. AroupChatterjee
(autor de "Madre Teresa: O Veredito Final", 2003), afirma que a
imagem pública que Madre Teresa possui enquanto protetora dos pobres e enfermos
é deturpada. Ele afirma categoricamente que o número de pessoas que realmente
recebem auxílio da ordem das Missionárias da Caridade não chega perto
do que os ocidentais são levados a acreditar.
A Igreja Católica, por sua vez, refuta tais
acusações. Segundo ela, a ideia de que missionários gastem dinheiro em
atividades missionárias parece óbvia e, além disso, Madre Teresa jamais afirmou
que suas atividades diziam respeito à ajuda médica.
1.10.
Cinema e
literatura
·
Madre Teresa é o tema do
filme-documentário (1969) e do livro Algo bonito por Deus (1971) de Malcolm Muggeridge.
·
Em 1994 ela foi o tema do
documentário Anjo do
Inferno, de Christopher Hitchens e Tariq Ali,
exibido no Channel 4 da Inglaterra.
·
Madre Teresa: Em Nome dos Pobres
de Deus é um filme de 1997 dirigido por Kevin Connor estrelado
por Geraldine Chaplin. Ganhou em 1998 o prêmio Art
Film Festival.
·
A vida de Madre Teresa foi
retratada em 2003 em minissérie de televisão italiana Madre Teresa, estrelada
por Olivia Hussey como Madre Teresa.
Posteriormente, foi lançado internacionalmente como um filme de televisão Madre
Teresa de Calcutá e recebeu o Prêmio Camie em 2007.
CONCLUSÃO
Feito as minhas pesquisas, concluí que a Santa Teresa
de Calcutá, foi uma religiosa católica de etnia albanesa, nascida em território sob Império Otomano, na capital da atual República da Macedônia, e naturalizada indiana.
Sendo até hoje admirada por muitos e
muitas organizações. Foi premiada varias vezes por diferentes organizações e
até mesmo por presidentes.
BIBLIOGRAFIA
I. Alpion,
Gezim. Mother Teresa: Saint or Celebrity? London: Routledge Press, 2007.
II.
Benenate, Becky and Joseph Durepos (eds). Mother
Teresa: No Greater Love(Fine Communications, 2000)
III. Chatterjee,
Aroup. Mother Teresa: The Final Verdict (Meteor Books, 2003).
IV. Chawla,
Navin. Mother Teresa. Rockport, Mass: Element Books, 1996.
V. Chawla,
Navin. Mother Teresa: The Authorized Biography, Diane Pub Co. (March 1992)
VI. Chawla,
Navin. The miracle of faith, article in the Hindu dated 25 August
2007 "The miracle of faith"
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