Um pouco sobre religião


Nunca foi facil definir religião, existem muitas definições diferentes, dependendo da compreensão que se tem da religião.

Alguns defendem a ideia de que Deus concentram-se nos símbolos aos quais a acção religiosa é orientada, enquanto que alguns são marcados por sentimentos de admiração, santidade e obediência absoluta são baseados na experiência religiosa da realidade. A visão da religião como sendo principalmente um dogma, uma doutrina apoiada por um culto, contém uma dimensão social.

Qual seria o problema de definir a religião?

O coceito acadêmica está cheia de tentativas de explicar o que é religião, e essas tentativas são muito, muito úteis.

As definições de religião estão na base de dois problemas: 
  1. São muito estreitas e incluem muitos sistemas de crenças que a maioria das pessoas concorda como religiosos;
  2. São muito vagos e vagos para se referir a tudo o que é realmente uma religião.

A religião do lado do comportamento humano.

Olhando para a religião do lado do comportamento humano, destaca a função da religião. Isto diz respeito à resolução de tensões resultantes de problemas que não podem ser resolvidos racionalmente. Ao contrário das funções empíricas e científicas, a religião actua com um efeito simbólico. Isto pode ser chamado de irracional. Se um funeral não é um procedimento para dispor de um cadáver, mas uma intenção de enviar os mortos em segurança para o além, os seus efeitos não são empiricamente conhecidos. Por esta razão, algumas posições consideram a religião como um modo de comportamento pré-científico e irracional. Por outro lado, pode dizer-se que enviar os mortos para o além é uma pretensão ostensiva, que de facto funciona para aliviar alguma da dor da perda de entes queridos. Neste caso, a acção religiosa coexiste com a acção racional, e enquanto subsistirem problemas que não possam ser resolvidos pela acção racional, a função da religião continuará a existir. Segundo esta última, tem o efeito de resolver tensões emocionais.

Além disso, mesmo que as causas científicas da morte de uma pessoa sejam esclarecidas, o significado da morte continua a ser um problema a um nível diferente. Estas tensões intelectuais são resolvidas quando são explicadas em relação a uma ordem de existência, tal como Deus ou o destino. Esta é a função de responder ao "problema do significado".

Em geral, as dificuldades que não podem ser completamente superadas pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e outras instituições sociais incluem: ansiedade sobre o futuro que está para além do alcance intelectual; dor mental e física que excede os limites da resistência emocional; a expectativa de que os maus prosperarão e os bons serão oprimidos; e o medo do futuro que está para além do alcance intelectual. Existe um fosso moralmente insustentável entre as nossas expectativas e a realidade realizada, onde os ímpios prosperam e os bons são oprimidos, e isto permanecerá como ansiedade, sofrimento e maldade. Há também a teodiceia, que pergunta porque é que isto acontece quando existe um Deus, e parece que os problemas humanos abordados pela religião nunca desaparecerão.


- [Keiichi Yanagawa]


Religião no passado

No passado, foi sugerido que algumas das tribos selvagens existentes não tivessem uma religião, mas isto foi um mal-entendido baseado no quadro de referência da religião do repórter. É evidente a partir de práticas de enterro pré-históricas, pinturas rupestres e estátuas de deusas que os povos primitivos tinham algum tipo de visão da alma, bruxaria e deuses. Se a religião é tão antiga e universal como a humanidade, como é que chegámos a ter religião? A teoria das origens da religião, com as suas especulações psicológicas (não psicológicas), como por medo ou por amor filial, ganhou ímpeto na segunda metade do século XIX, motivada por teorias evolucionistas e pelas fontes das crenças dos povos primitivos. Começando pela teoria do culto dos fetiches (fetiches) com poderes sobrenaturais e fetichismo como a religião mais antiga, a teoria do culto da natureza, baseada na abundância de divindades da natureza na mitologia indiana e europeia, a teoria do animismo como tendo origem na crença em espíritos, e a teoria do pré-animismo, que sustentava que existiam formas mais antigas de crenças antes do animismo. Entre estas, a teoria do culto sobrenatural e impessoal do mana era a que prevalecia. Havia também uma teoria de que o totemismo, que mostra o parentesco entre humanos e plantas e animais, era a forma original da religião, baseada numa interpretação da crença em poderes mágicos. Alternativamente, a teoria do monoteísmo primitivo baseava-se na evidência da crença numa única divindade com uma personalidade, que era frequentemente encontrada entre tribos com cultura material pobre e selvagens.

Já do ponto de vista actual, estas teorias carecem de evidência empírica, quer com base na hipótese de uma mudança de ideias simples para complexas, quer com base em interpretações históricas subjectivas baseadas na cultura material, mas foram uma contribuição importante para a teoria da religião. Por outras palavras, foi um estudo do processo de como os seres humanos, através da experiência, reconheceram símbolos religiosos trans-empíricos. Tyler deduziu da sua experiência de sonhos e morte que, além do corpo visível, existe uma entidade invisível, e que ele veio a assumir um 'espírito' que deixa temporariamente o corpo em sonhos e deixa permanentemente o corpo na morte. Nesta teoria animista, o simbolismo religioso é visto como resultante de uma má interpretação das causas dos sonhos e da morte. A teoria de Durkheim sobre a origem do totemismo também afirma que os símbolos religiosos surgem do aumento das emoções de grupo e transcendem o indivíduo como representações de grupo. A interpretação de Freud do totemismo como a matança de pais e a sua descoberta do início da religião no mesmo não são de modo algum apoiados empiricamente, mas ele analisa a relação entre a simbolização das relações familiares e a ideia de Deus. A teoria de Schmitt do monoteísmo primitivo era uma demonstração da reivindicação católica da revelação divina em tempos primitivos. Assim, a teoria das origens religiosas pode ser vista como uma teoria da essência da religião de cada ponto de vista.

Religião segundo os Cristãos e a Bíblia Sagrada

Os Cristãos dizem que "a religião é o nosso Coração" com base o que a Biblía diz a verdadeira religião vem de um coração honesto e está focada em Jesus. A mesma apresenta os aspecto da verdadeira religião.

Isaías 29:13, a Bíblia diz: “Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor.”
A verdadeira religião está focada em Jesus e não em filosofias. A Bíblia diz em Colossenses 2:8: “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”
A verdadeira religião bons frutos. A Bíblia diz em Mateus 21:43: “Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos.”

 

 Manter-se fiel ao Senhor esta sim é a religião verdadeira.


 

Nenhum comentário: